marketing

O que você precisa saber sobre consultoria de marketing digital?3 min read

Quando a empresa resolve contratar uma consultoria em marketing digital, e nunca teve antes um histórico nessa área, muitas dúvidas surgem sobre o assunto. Por onde começar? O que precisa saber?

Por esse motivo, o gestor em marketing digital acaba se deparando com vários dilemas. Qual a melhor forma de criar perfis em redes sociais, ou para construir e-mails marketing. Se deve ou não investir em links patrocinados do Google, produzir conteúdo, criar um site ou blog, etc.

Todas essas dúvidas são comuns, afinal de contas o marketing digital é uma coisa extremamente nova e as empresas ainda estão aprendendo a trabalhar com isso. Por isso, na maioria das vezes, ter a ajuda de um consultor na área pode ser a saída para melhorar o desempenho em vendas da empresa.

O que é consultoria de marketing digital?

O objetivo principal de um consultor que trabalha nessa área, é a de a auxiliar os negócios usando as ferramentas certas online e que se adaptem melhor a cada empresa. Com isso há estudos do comportamento do consumidor, como ele toma decisões de compra e como usa a internet em suas buscas.

Objetivos da consultoria

Uma das coisas que você precisa saber ao contratar um consultor em marketing são os seus principais objetivos, dentre deles estão:

1   Verificar os problemas

A consultoria de marketing digital é responsável por diagnosticar na empresa os principais problemas. Para fazer essas análises, os processos de marketing e vendas são todos avaliados, e oportunidades de melhoria vão sendo adaptadas para cada etapa dos pontos de contato online. Com isso a empresa tem mais consciência do seu potencial cliente.

2  Fazer planejamento

Outro objetivo da consultoria de marketing digital é a de realizar todo um planejamento de negócios para a empresa. Que vai desde a realidade da empresa, até o planejamento de metas que devem ser realizadas pela equipe de vendas. A partir disso, esse profissional também é responsável por calcular as métricas do mercado, e usar esses dados para investir tempo e dinheiro na empresa, afim de conquistar os objetivos.

3  Definir os próximos passos

Depois de fazer o diagnóstico da empresa e elaborar o planejamento para o crescimento do negócio, a consultoria de marketing digital te ajuda a criar um plano de ação, para que as próximas atividades da empresa tenham maior chance de sucesso.

Por exemplo, se um dos problemas da empresa está relacionado com a baixa conversão do site, as próximas atividades devem estar voltadas para definir ofertas diretas, criar Landing Page, ou a geração de Leads, isso é o que irá transformar as visitas em oportunidade de negócios. O uso da consultoria de marketing digital também serve para aprender a parte conceitual das vendas.

Quando contratar uma consultoria de marketing digital

Quando a empresa possui a estrutura, contratar uma consultoria de marketing digital deve ser feita no momento certo, quando a empresa já tiver as condições de executar o projeto que os consultores irão desenvolver. Todos devem se comprometer para conquistar os resultados.

Essa estrutura deve estar baseada em tempo e dedicação que os donos e os funcionários da empresa irão desempenhar com suas habilidades e o que aprenderão sobre o marketing digital. Na maioria dos casos com o orçamento mínimo destinado a cada área.

Todas essas coisas são importantes de saber, no momento de contratar uma consultoria de marketing digital. Porém é válido ressaltar que os consultores não executam atividades, eles ajudam a planejar. Eles também não possuem disponibilidade em tempo integral, portanto, é preciso estudar para acompanhar o planejamento e tirar as dúvidas sempre que elas surgirem. Sendo assim a hora de contratar uma consultoria, deve ser um momento em que todos da empresa estejam focados para melhorar as práticas de venda para colaborarem entre si.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin